Notícias

Maior aposta na segurança em época de férias

Nestes períodos de ausência deve ser reforçada a segurança nos condomínios

16 de julho, 2024
Maior aposta na segurança em época de férias
Com a saída de muitos moradores para viagens, o risco de incidentes como invasões e furtos pode aumentar, pelo que é fundamental adotar algumas medidas de segurança específicas que possam garantir a tranquilidade e a proteção dos lares.
Uma das primeiras e mais efetivas ações é reforçar o controlo dos acessos. Durante as férias, é comum o aumento no fluxo de visitantes, incluindo amigos e familiares dos moradores, bem como serviços de manutenção e entregas. Caso haja vigilante na portaria, este deve ser instruído a seguir rigorosamente os procedimentos de identificação e registo de todos os visitantes, através da verificação dos documentos e, se possível, com a confirmação da autorização pelos residentes. Os sistemas de vigilância com câmaras de segurança instaladas em pontos estratégicos podem ajudar a monitorizar qualquer atividade suspeita.

A comunicação entre os moradores e a administração do condomínio também é crucial. Avisar a portaria e os vizinhos próximos sobre a ausência prolongada pode ajudar a criar um ambiente de vigilância colaborativa. Aplicações de segurança interna, que permitem a comunicação rápida entre os moradores e a administração, podem ser extremamente úteis para reportar qualquer atividade incomum.

Além disso, os sistemas de alarme devem estar em pleno funcionamento e ser verificados antes das férias. Moradores que possuam sistemas de segurança internos devem também garantir que estejam ativados antes de sair.

Outro ponto importante é a manutenção da aparência de ocupação das unidades residenciais. Casas e apartamentos vazios são alvos mais atraentes para os criminosos. Para evitar isso, é recomendável que os moradores deixem algumas luzes acesas ou utilizem temporizadores para ligar e desligar luzes em horários específicos. Parar a entrega das correspondências ou solicitar que um vizinho de confiança as recolha é uma medida simples - mas eficaz - para evitar a acumulação de correspondência. Um sinal claro de ausência.

Os moradores também devem ser cuidadosos com a partilha de informações sobre as suas viagens. Evitar divulgar detalhes nas redes sociais sobre os planos de viagem pode reduzir o risco de pessoas mal-intencionadas descobrirem que a residência está vazia.

Para aqueles que possuem animais de estimação, contratar um serviço de petsitting pode ser uma solução que também contribui para a segurança, já que a presença de alguém a cuidar dos animais pode afastar atividades criminosas.

A administração do condomínio pode contribuir oferecendo palestras e orientações sobre segurança antes dos períodos de férias. Reforçar a importância das medidas de segurança e manter os moradores informados sobre qualquer incidente na vizinhança são práticas que aumentam a conscientização e a colaboração de todos.