O Futuro da Gestão de Condomínios em Debate
Descarbonização e transição energética são os grandes temas
11 de novembro, 2024
O futuro da gestão de condomínios começou a ser debatida hoje, em Lisboa, no VI Congresso APEGAC, evento de referência promovido pela Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios.
Em paralelo com a II Feira do Condomínio, o congresso decorre na Fundação Oriente - até ao dia de amanhã - e por lá vão continuar a passar especialistas nacionais e internacionais para discutir os desafios e as oportunidades na administração de condomínios.
O congresso aborda temas prioritários como a descarbonização e a transição energética dos condomínios com o objetivo evidente de tornar os edifícios mais sustentáveis e eficientes. A gestão de conflitos entre condóminos, a responsabilidade civil e criminal dos administradores, a mobilidade elétrica e o financiamento para a manutenção e conservação dos edifícios também estão em discussão. Assuntos que afetam cerca de cinco milhões de portugueses residentes em mais de 300.000 edifícios de propriedade horizontal.
O evento conta com a participação de especialistas e representantes de várias associações profissionais, incluindo João Lopes, Presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, e um representante da Ordem dos Arquitetos. Delegações do Brasil e de Espanha também marcam presença, reforçando a dimensão internacional do congresso.
Durante o evento, será ainda apresentado o projeto «Zé Condómino», uma banda desenhada destinada a alunos do ensino básico, que pretende educar as crianças sobre os direitos e deveres dos condóminos e administradores, promovendo a transmissão desse conhecimento nas famílias.
Fonte: idealista.pt