Avanço de Projeto-Piloto para Carregamento de Veículos Elétricos em Condomínios

FlexC aprovado pela ERSE

25 de fevereiro, 2025
Avanço de Projeto-Piloto para Carregamento de Veículos Elétricos em Condomínios
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou o projeto-piloto FlexC, que tem como objetivo facilitar o carregamento de veículos elétricos em garagens comuns de edifícios coletivos.
FlexC é o nome atribuído ao projeto piloto de “Novas soluções para a gestão flexível da potencia de carregamento de veículos elétricos em edifícios coletivos”, promovido pela E-REDES – Distribuição de Energia, S.A., com uma duração inicial de seis meses, que pretende “testar em ambiente real, a possibilidade de proporcionar maior potência para carregamento de veículos elétricos em garagens comuns de edifícios coletivos e aferir o grau de interesse neste novo conceito”, de acordo com o comunicado. Abre-se aqui, portanto, a oportunidade de proporcionar maior potência para o carregamento sem necessidade de grandes investimentos em infraestruturas.

Atualmente, muitos condomínios não possuem uma estrutura adequada para o carregamento de veículos elétricos, o que pode dificultar na adoção dessa tecnologia pelos moradores. O projeto FlexC pretende superar esse desafio ao utilizar a potência já disponível nas instalações coletivas, aproveitando os momentos do dia em que há menor consumo de energia.

Não obstante a testar a viabilidade técnica dessa solução, o projeto também irá avaliar o nível de interesse por parte dos moradores e dos fornecedores de carregadores elétricos. Caso tenha sucesso, a iniciativa poderá representar um avanço significativo para a mobilidade elétrica nos condomínios, incentivando mais pessoas a optarem por veículos elétricos. Ao mesmo tempo rentabiliza-se porque “existe potência disponível nas instalações coletivas que não está a ser utilizada ou está disponível em determinadas alturas do dia e que poderia concorrer com esta solução FlexC para a promoção do carregamento em casa e, por essa via, ser um indutor para a redução das barreiras à adoção de veículos elétricos por parte dos consumidores”.

A proposta tem como intuito reduzir os custos e eliminar as barreiras para que os moradores possam carregar os seus veículos em casa, sem precisar de recorrer exclusivamente aos postos de carregamento públicos. Dessa forma, a implementação do projeto pode ser um passo importante para tornar os condomínios mais sustentáveis e alinhados com as novas tendências de mobilidade urbana.

Fonte: noticiasaominuto.com