A Just Around the Corner apresenta uma solução inovadora para o setor residencial que se traduz em unidades de mini mercados digitais autónomos, pensadas para facilitar o acesso a bens essenciais no próprio local de habitação ou trabalho.
Estes espaços funcionam com tecnologia totalmente autónoma e proporcionam uma experiência 100% digital, permitindo a sua operação 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Não exige contratação, uma vez que não é necessária a presença humana para a realização de um atendimento pessoal.
Snacks, bebidas, refeições congeladas, produtos frescos e artigos de higiene pessoal são algumas das ofertas que compõem o portefólio. Produtos que pretendem dar resposta às necessidades diárias dos residentes.
Solução Técnica e Operacional
Para que se consiga garantir o funcionamento autónomo de cada unidade, esta será equipada com:
- Câmaras de videovigilância para segurança;
- Cancelas eletrónicas e etiquetas antifurto, garantindo controlo de acessos e integridade do espaço;
- Sistema de reabastecimento regular e manutenção técnica periódica, assegurados por uma equipa da empresa.
A implementação completa decorre, num prazo máximo de três semanas, sem custos iniciais para o condomínio. A Just Around the Corner responsabiliza-se por toda a infraestrutura tecnológica, montagem e operação contínua da unidade.
Adaptação ao Mercado Residencial
A inspiração para este projeto advém de conceitos internacionais implementados, por exemplo, no Brasil, nos EUA e na Austrália. No entanto, o modelo foi adaptado às especificidades do mercado europeu, oferecendo uma alternativa viável em relação às vending machines tradicionais ou aos serviços de entrega. Miguel Murta Cardoso, cofundador da marca, justifica: «Notámos que a maioria das soluções atuais, como vending machines ou plataformas de entrega, não responde de forma satisfatória a essa necessidade. Faltava uma alternativa que fosse prática, acessível e com uma oferta mais equilibrada.».
Casos de implementação
O conceito já está em funcionamento em diversos espaços empresariais e de escritórios, como o edifício do BCP no Taguspark (Oeiras), a Torre Infinity em Sete Rios e a sede da OutSystems em Linda-a-Velha, sendo facilmente replicável em ambientes residenciais, designadamente em condomínios de média e grande dimensão.
Fonte: pmemagazine.sapo.pt