A Condominial dá-lhe a melhor dica para não ter humidade em casa
Saiba como manter a casa livre de humidade e o ambiente mais saudável
20 de fevereiro, 2026
Frio, chuva, intempéries e, finalmente, temos hoje o tão aclamado sol. As casas começam a expor a humidade de outra forma e torna-se incómodo para quem lá vive.
É que o ar húmido é propício ao aparecimento de ácaros, bolores e outras bactérias que são prejudiciais para a saúde.
Efetivamente, cada vez mais pessoas sofrem de problemas respiratórios, não só mas também, derivados ao elevado grau de humidade que se deposita nas habitações.
Na Alemanha, a solução para este tipo de problemas parece simples e temos vindo a falar nisso nas nossas publicações: ventilação.
Deixar arejar a casa diariamente cerca de 5-10 minutos, ou seja, abrir todas as divisões e janelas/portas possíveis faz circular o ar limpo e renova quase por completo o interior das frações.
Há, ainda, os que dizem que no mínimo deve ser feita essa ventilação por 30 minutos; porém, com a azáfama recorrente a que os nossos dias nos expõem nem sempre conseguimos ter por tanto tempo as superfícies a arejar. Então, retenha este 5-10 minutos mesmo em dias de chuva, até porque nesses não convém mais do que esse período, uma vez que causa a entrada de humidade e arrefece as divisões.
Se se tem deparado com a necessidade de secar a roupa dentro de casa tenha atenção a esta dica e mesmo que não o faça basta que apenas cozinhe e tome banho para que a humidade se comece a acumular no ar através do efeito de condensação e, portanto, temos como resultado bolores, fundos e demais efeitos nocivos para o seu aparelho respiratório.