Notícias

Quais as responsabilidades do Gestor de Condomínio?

Recursos humanos e finanças são áreas fundamentais de gestão

23 de abril, 2024
Saiba quais as responsabilidades do Gestor de Condomínio
A gestão de condomínio envolve uma série de responsabilidades que visam garantir o bom funcionamento e a qualidade de vida dos moradores. 
Gerir valores financeiros e morais, assegurar a manutenção do condomínio, garantir a segurança e o cumprimento de normas/regulamentos e estabelecer uma comunicação eficaz são algumas das funções a cargo da administração.
  • Administração financeira: Gerir as finanças do condomínio, incluindo a elaboração e execução do orçamento, cobrança de taxas, pagamento de contas e prestação de contas aos condóminos.
  • Manutenção do condomínio: Cuidar da manutenção e conservação das áreas comuns do condomínio, incluindo elevadores, sistemas elétricos, hidráulicos, de segurança, áreas de lazer, jardins, entre outros.
  • Gestão de recursos humanos: Contratar e supervisionar funcionários do condomínio, como porteiros, zeladores, jardineiros, entre outros, garantindo que desempenhem as suas funções adequadamente.
  • Cumprimento das normas e regulamentos: Garantir que todos os condóminos cumpram as normas internas do condomínio, além de manter o condomínio em conformidade com as leis e regulamentos municipais.
  • Mediação de conflitos: Resolver conflitos entre condóminos, funcionários e fornecedores, promovendo a harmonia e a convivência pacífica no condomínio.
  • Segurança: Implementar medidas de segurança para proteger os moradores e as instalações do condomínio (p.e. sistema de videovigilância).
  • Comunicação: Promover uma comunicação eficaz com os condóminos, informando sobre questões importantes, eventos, obras e outras atividades relacionadas com o condomínio.
  • Gestão de documentos: Organizar toda a documentação do condomínio, incluindo atas das assembleias, contratos, seguros e outros documentos.
Estas são apenas algumas obrigações do gestor de condomínio. Podem variar de acordo com o tamanho e características específicas de cada condomínio. É imprescindível que o administrador desempenhe as suas funções com eficiência e transparência para garantir o bem-estar de todos os moradores.