Notícias

Gestão do Condomínio durante as Férias: Como Proceder?

Três dicas para um condomínio eficiente em período de férias

11 de junho, 2024
Gestão do Condomínio durante as Férias: Como Proceder?
O administrador de condomínio tem direito a férias, assim como os demais moradores do prédio. Saiba como garantir uma gestão eficiente e evitar problemas durante a ausência do administrador.
Alguns condomínios são altamente dependentes do administrador, o que significa que a sua ausência pode causar transtornos. No entanto, com a devida organização e planeamento, a falta do administrador não precisa ser um problema.

Deixamos três procedimentos cruciais para a época de férias:
  • Evite deixar assuntos pendentes: Para que a ausência do administrador não seja motivo de problema, é essencial que todas as questões administrativas e burocráticas estejam em dia. Certifique-se de que todos os temas abordados na última reunião, que sejam urgentes, estejam tratados ou tenham agendamento para tal. Se o condomínio conta com funcionários, como jardineiro ou porteiro, não se preocupe que a gestão planeará as férias desses profissionais e contratará substitutos, se necessário, para manter a ordem, a limpeza e a segurança do edifício.
  • Saiba quem ficará em substituição: A empresa gestora deve nomear um administrador suplente como medida eficaz. Assim, em casos de impedimento do administrador principal (por doença, férias, etc.), o suplente pode assumir suas funções.
  • Utilize a Gestão Online: Se por alguma razão nenhuma das opções anteriores for viável e não houver um substituto designado, a solução pode passar pela gestão online. Existem ferramentas que permitem que os moradores acompanhem a gestão do condomínio e reportem qualquer ocorrência relevante. Dessa forma, o administrador pode ser informado sobre o que acontece no condomínio por meio de mensagens ou e-mails e, mesmo à distância, tentar resolver as questões pertinentes.