Painéis em madeira ganham nova dimensão
Aposta dos condomínios em soluções acústicas
24 de março, 2025
Numa era em que a sustentabilidade se começa a afirmar por entre as prioridades da gestão, os condomínios estão a apostar cada vez mais em materiais inovadores, designadamente no que concerne ao conforto.
A crescente preocupação com o bem-estar e com a qualidade dos espaços comuns nos condomínios está a impulsionar o uso de soluções acústicas elegantes e eficientes — com destaque para os painéis em madeira.
O ruído, uma das principais causas de conflito em condomínios, continua a ser um desafio: barulhos excessivos e o desrespeito pelos horários legais são queixas recorrentes. No entanto, têm-se evidenciado como os painéis acústicos podem transformar totalmente os espaços comuns e atenuar, de forma considerável, este problema.
Os painéis acústicos em madeira estão a ganhar destaque nos projetos, por aliarem a funcionalidade ao design contemporâneo. A procura por ambientes mais confortáveis e silenciosos — nas zonas comuns, nas salas de condomínio, nas entradas, nos ginásios ou em espaços de coworking, para além dos interiores das frações — está a motivar a adesão a estas soluções por parte de administradores, arquitetos e designers e empresas de administração de condomínios.
Estes elementos contribuem para a redução significativa de ruído e eco, ao mesmo tempo que criam um valor estético acrescido por conferirem um toque de sofisticação e de aconchego aos espaços.
Ao promoverem ambientes mais acolhedores e funcionais, os painéis ajudam a criar uma nova identidade. Com o crescimento do teletrabalho e a maior utilização das áreas comuns, o conforto acústico deixou de ser um luxo e passou a ser uma necessidade.
A instalação em zonas de convívio, como salas de festas ou reuniões, permite uma melhor experiência sonora, minimizando a reverberação e tornando as interações mais agradáveis. Em espaços de trabalho partilhado ou zonas de lazer, os painéis promovem maior privacidade e concentração.
A facilidade da sua aplicação e manutenção é outro dos motivos que justifica o sucesso. Os painéis podem ser colocados em paredes ou tetos, com diferentes níveis de absorção sonora, ajustando-se às necessidades específicas de cada espaço.
Com a crescente valorização do conforto nas habitações — impulsionada também pelo teletrabalho e pela maior permanência em casa —, o conforto acústico passou a ser uma prioridade diretamente relacionável com a qualidade de vida.
Mais do que uma questão de conforto, esta solução representa também uma valorização do imóvel. Ambientes bem planeados, silenciosos e visualmente agradáveis são, cada vez mais, procurados por quem pretende investir em qualidade habitacional ao combinarem design, eficiência e consciência ambiental.