A Condominial lembra a importância da limpeza das chaminés

Quais os perigos e a quem compete esta manutenção nos condomínios

27 de março, 2025
A Condominial lembra a importância da limpeza das chaminés
A limpeza de chaminés em condomínios é fundamental, apesar de, não raras vezes, passar despercebida.
Pertencente às áreas comuns do edifício, a chaminé exige manutenção devido à acumulação de resíduos que podem obstruir as saídas, originando, por consequência, o comprometimento da eficiência do sistema assim como o retorno de fumos e gases para os ambientes interiores, designadamente de monóxido de carbono. Não obstante, o acumular de materiais inflamáveis dentro da chaminé aumenta significativamente o risco de incêndios, sobretudo durante os meses de maior utilização, ou seja, no inverno.

É fulcral manter a limpeza destes espaços pelo bem-estar de todos os condóminos e das próprias instalações do condomínio.Cabe, portanto, à administração do condomínio a sua manutenção, considerada preventiva. Não que seja o administrador a efetivar a limpeza, mas deve avançar com a procura e contratação de empresas devidamente certificadas que possam garantir a realização do serviço de forma segura e eficaz, acompanhado devidamente por relatórios técnicos e pela documentação exigida pelas autoridades competentes.

Nos edifícios que dispõem de frações autónomas, a responsabilidade pela manutenção da chaminé que serve exclusivamente a unidades habitacionais é do proprietário. 

Relativamente à frequência da limpeza, esta deve ser ajustada ao tipo de equipamento e à regularidade do uso. Regra geral, recomenda-se que se realize uma vez por ano, preferencialmente antes da chegada do inverno.